Em João Pessoa, capital do estado da Paraíba, no nordeste do Brasil, as marés são tudo. Às vezes eles descobrem areias vermelhas apenas por algumas horas; outros, areias brancas. De acordo com seu capricho, eles também revelam piscinas naturais com tartarugas marinhas e golfinhos ou bancos que parecem ilhas. Em resumo, como o ar ou o amor, as marés aqui são uma questão de vida ou morte: a variação do mar é de zero a três metros; para caminhadas, banhos ou caminhadas, é melhor estar atento e levá-los em conta.
Nove estados compõem o Nordeste do Brasil: Bahia, Maranhão, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. João Pessoa, a ponta da barriga do mapa da América do Sul, nasceu às margens do rio Sanhauá e cresceu em direção ao mar. Há o ponto das Américas mais próximas do continente africano, a Ponta do Seixas, onde o sol nasce primeiron João Pessoa, capital do estado da Paraíba, no norte do Brasil, as marés são tudo. Às vezes eles descobrem areias vermelhas apenas por algumas horas; outros, areias brancas. De acordo com seu capricho, eles também revelam piscinas naturais com tartarugas marinhas e golfinhos ou bancos que parecem ilhas. Em resumo, como o ar ou o amor, as marés aqui são uma questão de vida ou morte: a variação do mar é de zero a três metros; para caminhadas, banhos ou caminhadas, é melhor estar atento e levá-los em conta.
O horário das marés é escrito em um quadro negro como informação vital na recepção dos hotéis em João Pessoa: a vida gira em torno deles. Então os ritmos são outros. Você tem café da manhã muito cedo - o sol nasce em 4,20 -. aproveitar o dia e jantar entre 19 e 20, sem lanche. A alma se acalma para se apresentar, quase sem querer, na cadência do Nordeste, irmã dos movimentos do forró, uma dança local onde vários estilos e influências se misturam, inclusive o africano. Com cerca de 800.000 habitantes, a terceira metrópole mais antigas do Brasil tem poucos edifícios, casas coloridas baixos, igrejas históricas, muito verde (como o Jardim Botânico do Buraquinho, com mais de 500 hectares), ar puro e nenhuma cabana na praia : todos estão fora da arena em busca de cuidados ambientais. A água do mar é quente e sempre faz calor; com 20 graus, todo mundo coloca uma jaqueta. A maioria das pessoas aqui dá dois beijos ou abraço calorosamente ao saudar. A capital da Paraíba possui um extenso litoral urbano interligado por uma orla marítima com ciclovias das praias do Bessa, Intermares e Manaira até o Cabo Branco, passando por Tambaú, com diversos restaurantes e bares. Todos os dias das 5 às 8 da manhã o tráfego é cortado de Manaíra Norte para fazer esportes e tomar banho no mar sem o barulho dos carros; durante esse tempo a orla se torna ainda mais bonita; ao pôr do sol também é delicioso; não há escuridão total não mais, a noite confunde, e todos os gatos são pardos.
Fonte: https://www.lanacion.com.ar/2152662-joo-pessoa-el-principe-de-las-mareas