Bom Dia, hoje é dia 29 de Abril de 2024 - João Pessoa / Paraíba
(83) 3566-1005 - (83) 98899-1005 (24 horas)
O imóvel que você procura está aqui!
Código:
Notícias

Ter conhecimento de contratos faz diferença na hora da compra

16/10/2013 - Ter conhecimento da diferença entre a promessa e o contrato de compra e venda de imóveis é fundamental para o sucesso da transação

noticias

Quem está pensando em comprar imóvel pela primeira vez nem sempre sabe as diferenças entre os tipos de contratos envolvidos na transação. Conhecer a distinção entre esses documentos é essencial para o sucesso no fechamento do negócio. Além disso, evita transtornos que podem significar prejuízos financeiros.

Especialista em direito imobiliário e sócio do escritório Alvim, Cardoso & Tavares Sociedade de Advogados, Roberto Cardoso explica que a aquisição de um imóvel, habitualmente, é realizada inicialmente pela pactuação de um contrato particular. “Sendo tal instrumento, normalmente, o contrato de promessa de compra e venda ou o contrato de compra e venda”, diz.

Mas na prática, quando o objeto do documento é a aquisição de um imóvel, esses contratos não têm diferença, apesar de distintos do ponto de vista jurídico, segundo Roberto Cardoso. “Em seu conceito doutrinário, a promessa de compra e venda é um contrato preliminar, anterior, por meio do qual se promete celebrar um contrato definitivo”, acrescenta.

No entanto, como dessa forma cabiam somente deveres ao comprador, se o vendedor não realizasse o contrato definitivo e não entregasse o imóvel, restava ao primeiro somente a possibilidade de requerer indenização. “Com a Lei 6.766, de 1979, a promessa de compra e venda tornou-se uma relação obrigacional que permite ao promissário comprador buscar o recebimento do bem imóvel, independentemente da assinatura do contrato definitivo.”

Também especialista em direito imobiliário e sócio do escritório Guimarães & Vieira de Mello Advogados, Marcello Vieira de Mello diz que a promessa tem caráter irretratável e irrevogável, ou seja, as partes não podem voltar atrás no negócio realizado. “Mas, ao contrário do contato de compra e venda, a promessa pode ser feita por meio de simples documento particular.”

Moradora do Bairro São Pedro, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, há 10 anos a assistente-financeira Nicéia Maria Dias Mendes comprou o apartamento onde mora, ciente dos tipos de documentos envolvidos na negociação. “É muito importante saber diferenciar a documentação, porque se está adquirindo um bem de raiz. Isso nos ajuda para que, futuramente, estejamos resguardados contra possíveis transtornos.”

PARA SE RESGUARDAR

A compra e venda de imóvel pode até ser formalizada na escritura, mas o vendedor mantém, por meio de uma cláusula no contrato, a garantia de que o acordado no papel

No momento da aquisição de um imóvel, a forma como vai ser realizado o contrato depende de algumas condições específicas da negociação. No caso em que o objeto do negócio é um imóvel pronto – seja novo ou usado – e a condição de pagamento é à vista, celebra-se de pronto a escritura de compra e venda do imóvel, como reforça Marcello de Mello, sócio do escritório Guimarães & Vieira de Mello Advogados .

Segundo ele, se o comprador deseja pagar o valor parcelado, dando apenas um sinal, ou quando vai buscar um financiamento ou liberação do FGTS, não é aconselhável ao vendedor transferir o imóvel de imediato. “Razão pela qual as partes normalmente assinam uma promessa de compra e venda.”

O advogado acrescenta que a promessa é também muito utilizada na aquisição de imóvel na planta, “tendo em vista que ainda não há, no momento em que o contrato é assinado, uma unidade imobiliária a ser transferida”.

Há, ainda, casos em que a compra e venda é formalizada por meio da escritura, mas o vendedor mantém uma garantia de que o preço total será pago. “Como uma hipoteca do bem ou uma cláusula resolutiva, que, basicamente, dispõe que, se o pagamento não for feito, o contrato é rescindido e o imóvel volta para o vendedor.”

Afim de assegurar que as obrigações das partes serão cumpridas e de não dar margem para transtornos, Roberto Cardoso, sócio do escritório Alvim, Cardoso & Tavares Sociedade de Advogados, diz que é importante que conste as características do imóvel. “Devidamente comprovado com um laudo de vistoria – de preferência com fotos internas e externas do imóvel – anexo ao contrato ou em forma de cláusula contratual”, aconselha.

CUIDADOS 

Apesar de esse cuidado ser tomado normalmente em locações, utilizar esse artifício em contratos de venda é recomendável. “Isso porque, caso futuramente haja litígio sobre o imóvel, haverá meios de provar as exatas condições aparentes em que o bem foi negociado e vendido, ou seja, que o adquirente teve ciência do bem que estava adquirindo”, justifica Roberto Cardoso.

Já quando o objeto da aquisição é um imóvel em construção ou a construir, os cuidados e as providências devem ser ainda maiores. “Isso porque, além de a documentação não ser de um imóvel pronto – não haverá um registro específico para cada unidade até que o empreendimento seja concluído –, as especificações e as características físicas também não são, obviamente, passíveis de vistoria.”

Assim, em se tratando de imóveis em construção, a análise do contrato deve vir acompanhada da verificação de toda a documentação do empreendimento e de sua incorporação imobiliária. “Nela, estará registrada em cartório toda a documentação que regerá a responsabilidade jurídica da construtora e do incorporador, inclusive se esses dois papéis serão realizados ou não pela mesma pessoa ou empresa, bem como o memorial descritivo do empreendimento”, conta Roberto Cardoso.

Três perguntas para...
Ricardo Mendes
Superintendente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Creci-MG)

Qual é a diferença entre a promessa de compra e venda e o contrato de aquisição de imóveis?

A promessa é um instrumento preliminar, que tem por objetivo a conclusão de um contrato principal e definitivo. Já o contrato deve representar efetivo acréscimo patrimonial para o contratante. Tratando-se as transações imobiliárias de valor econômico relevante, poderão as partes necessitar de uma contratação preliminar. Seria essa a real importância da promessa de compra e venda.

Em relação à corretagem do imóvel, quais as obrigações e direitos do comprador e do vendedor?

A corretagem imobiliária é atividade privativa do profissional corretor de imóveis com inscrição junto ao Creci. Optando pela assessoria de um profissional do mercado, surge, para aquele que celebrou com o corretor contrato específico, a obrigação de pagar pelos honorários ajustados, seja ele o vendedor ou o comprador. No que tange a direitos, dúvidas não restam de que, elegendo a intermediação de um corretor de imóveis, este restará corresponsável por qualquer dano que causar às partes em razão de sua omissão ou negligência.

Qual é a responsabilidade do corretor de imóveis para garantir segurança na negociação?
Importante destacar que, entre as atribuições do corretor de imóveis não está a de elaborar o instrumento contratual. Tal atividade é privativa dos advogados. Por força do que dispõe o Código Civil Brasileiro, a principal obrigação do corretor de imóveis consiste em prestar às partes todas as informações acerca do negócio, notadamente a existência de eventuais pendências cadastrais ou documentais.




Fonte: Por: Júnia Leticia Fonte: Estado de Minas

Outras Notícias

As praias espetaculares e desconhecidas do nordeste brasileiro

Em João Pessoa, capital do estado da Paraíba, no nordeste do Brasil, as marés são tudo. Às vezes eles descobrem are...

Na contramão da crise, setor imobiliário cresce na Paraíba

O mercado imobiliário foi o primeiro a ser afetado pela crise. Com o emprego caindo, menos pessoas podiam comprar imóveis e os neg&oacut...

BC regulamenta mais um fonte de recursos para o crédito imobiliário

Os bancos terão mais uma fonte de recursos para os financiamentos imobiliários. O Banco Central (BC) concluiu nesta sexta-feira (4), em ...

Vendas de imóveis devem crescer 15% em 2018, retomando patamar de 2014

As vendas de imóveis no País devem crescer 15% em 2018, para o patamar de aproximadamente 120 mil unidades, de acordo com projeç&...

Banco baixou o juro das linhas oferecidas pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) para 8,99% ao ano

Em nova ofensiva no mercado de crédito imobiliário, o Santander anunciou hoje uma redução na taxa de juros do financiament...

A EXPECTATIVA DE ESPECIALISTAS DO SETOR IMOBILIÁRIO É QUE ESTE MERCADO SE RECUPERE E CRESÇA ATÉ 10% ESTE ANO, PEGANDO CARONA NO MOVIMENTO DE RETOMADA DA ECONOMIA

Na busca de opções mais rentáveis de investimento em renda fixa, em tempos de juro baixo, as chamadas Letras de Crédito Im...

Banco voltou a financiar 70% do imóvel usado; redução é de até 1,25 ponto percentual no crédito imobiliário que usa recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo.

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta segunda-feira (16) a redução dos juros para financiamento da casa própria e o au...

2018 E O MERCADO IMOBILIÁRIO

O mercado imobiliário brasileiro começou o ano de 2018 disposto a recuperar o tempo perdido e reforçar a tendência de alta ...

COPOM REDUZ TAXA SELIC PARA 6,50% AO ANO

O Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, para 6,50% a.a. A ...

As Mulheres conquistam papel de destaque no Mercado Imobiliário

Ninguém duvida mais da força produtiva da mulher. Em pouco mais de um século, o sexo feminino deixou de exercer o papel exclusivo...
INFORMAÇÕES
Inicial
A Imobiliária
Pesquisa Completa
Imóveis para Venda
Imóveis para Locação
Financiamento
Notícias
Parceiros
Links Úteis
Fale Conosco


NOTÍCIAS
de
As praias espetaculares e desconhecidas do nordeste brasileiro
de
Na contramão da crise, setor imobiliário cresce na Paraíba
de
BC regulamenta mais um fonte de recursos para o crédito imobiliário
de
Vendas de imóveis devem crescer 15% em 2018, retomando patamar de 2014






Oportunidade em Destaque
Cód: 1594
João Pessoa - MANAÍRA
Apartamento para Venda
SUPER APARTAMENTO EM MANAIRA, PROXIMO AO SHOPING E MAR DE MANAIRA. COM TODA INFRA ESTRUTURA. SALAO DE FESTAS, PISCINA, QUADRA DE ESPORTES, ESPAÇO FITNESS, HALL DE ENTRADA. SALA DE REUNIOES. APTO.NO 10 ANDAR CONTENDO 4 SUITES, SENDO UMA MASTER, DUAS SALAS, VARANDA EM 180 . COM VISTA PANORAMIC...
R$ 1.050.000,00
Últimos Imóveis Cadastrados Imóveis Mais Vistos
Apartamento para Venda - Cód: 1611
João Pessoa - ESTADOS
Valor:
R$ 249.000,00
Área 51,00
2 dormitórios
1 banheiros
Apartamento para Venda - Cód: 1610
João Pessoa - PEDRO GONDIM
Valor:
R$ 140.000,00
Área 31,00
1 dormitórios
1 banheiros
Apartamento para Venda - Cód: 1308
João Pessoa - Rangel
Valor:
R$ 130.750,00
Área 51,70
2 dormitórios
2 banheiros
Apartamento para Venda - Cód: 743
João Pessoa - BESSA
Valor:
R$ 675.000,00
Área 143,14
3 dormitórios
5 banheiros
Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.
Nome: 
E-mail: 
Cidade: 
1977 Repita ao lado:
redesp_facebook.pngredesp_twitter.pngredesp_youtube.pngredesp_instagram.png
PARCEIROS
Confira os nossos parceiros.
  • Olá, seja bem-vindo!

    06:21

  • Tem alguma dúvida, gostaria de mais informações?

    06:21

  • Entre em contato via whatsapp

    06:21

Informe o número correto
icone-whatsapp 1
NÃO ACHOU O SEU IMÓVEL?
Informe as características do imóvel que deseja.
NEGOCIE O SEU IMÓVEL CONOSCO!
Oferecemos o melhor suporte a negociação do seu imóvel.
ATENDIMENTO PERSONALIZADO
Entre em contato com a gente para que possamos ajudar.
www.atlanticaimobiliaria.com
ATLÂNTICA CONSULTORIA IMOBILIÁRIA
Rua Carlos da Silva Brandão, 21, salas 303 e 304
Bancários - João Pessoa/PB – CEP 58051-245
CRECI: 0576j

 

Telefone: (83) 3566-1005 - (83) 98899-1005 (24 horas)

E-mail: atlanticaimobiliaria@gmail.com

Mapa de Localização
A ATLÂNTICA CONSULTORIA IMOBILIÁRIA é uma empresa que se instalou no mercado de João Pessoa para inovar o conceito de imobiliária padrão. Inscrita sob o nº 0576J no CRECI 21ª Região, desde 18 de Abril de 2013. A ATLÂNTICA CONSULTORIA IMOBILIÁRIA dispõe de profissionais capacitados para sanar qualquer dúvida, em tempo hábil, que seus clientes tenham no decorrer do processo. Por se tratar de uma empresa preocupada em satisfazer as necessidades de nossos clientes, a ATLÂNTICA CONSULTORIA IMOBILIÁRIA, estamos sempre melhorando e capacitando cada vez mais nossos colaboradores para que to...
(83) 3566-1005 - (83) 98899-1005 (24 horas)
E-mail: atlanticaimobiliaria@gmail.com
08:00 as 17:30
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias